Resiliência em Paris
Esse pequeno conto apresenta um relacionamento entre uma borboleta e um urso panda, e dos problemas advindos dele.
A borboleta é a protagonista, com seu sofrimento, análogo ao humano, retratado em sua metamorfose, num ciclo infinito de agonia e êxtase.
A lagarta, com sua beleza oculta, buscava um amor verdadeiro, quando é acolhida por um panda, aparentemente, sem rumo.
Rompendo seu casulo, sua vida explodiu em cores. Entretanto, com os planos, vieram as responsabilidades e as cobranças de seu companheiro, afetando-a emocional e fisicamente.
Só dedicava-se a cuidar do companheiro, apesar do desgaste. Sua saúde decai a ponte de fazê-la rastejar. O tratamento dispensado pelo panda a fazia questionar sua sanidade. Encontrava-se sem razão de continuar.
Trata-se, de forma leve, de um assunto, espinhoso, pretendendo-se trazer esperança a quem já passou por isso. Cheio de metáforas, os temas abordados são bem reais, como a difícil autoidentificação, o medo da exposição e o sentimento de culpa de estar envolvida em uma relação abusiva.
Resiliência em Paris está disponível na Amazon.
Sinopse:
Um romance entre um urso panda e uma borboleta. Uma história sobre superar as diferenças, vencer os obstáculos e construir uma vida em comum.
Poderia ser um retrato de romance perfeito, se não fosse o comportamento abusivo do urso panda que, usando de todas as suas habilidades, engana, trai, machuca, humilha e anula aquela que prometera amar e proteger.
Mascarando suas ações e gestos, manipulando a verdade, vai criando situações insustentáveis. O urso panda chega ao extremo de colocar a vida da borboleta em perigo, apenas e somente para satisfazer seu ego.
Através desta metáfora, é apresentado aos leitores os limites que circundam um relacionamento onde há a presença de um comportamento abusivo, pontuando especialmente a situação onde uma das partes não se percebe em uma relação nociva e, muitas vezes, de extremo sofrimento.
Essa história também é um convite aos leitores para uma reflexão sobre a capacidade humana de resiliência, sobrevivência e superação.